Diretor Técnico
Quem somos

O Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho Dagoberto Faleiro de Lara é o Diretor Técnico da DF LARA e responsável por agregar valor aos Clientes em diversas áreas.

 

Ele serviu anteriormente como Coordenador de Projetos em grande empresa petroquímica. Com mais de 30 anos de experiência como engenheiro, responsável pela execução, manutenção, e coordenação de projetos em grandes complexos petroquímicos, possui sólida experiência de sistemas elétricos de potência industriais, incluindo geração e subestações de distribuição, sistemas de aterramento, confiabilidade e estabilidade de sistemas elétricos, proteção de sistemas e equipamentos elétricos, áreas classificadas, controle de eletrostática em líquidos e poeiras, avaliação de descargas parciais, análise de óleo isolante de transformadores, e estudos de arco elétrico para especificação de vestimentas e definição de limites de proteção contra arco elétrico.

 

Engenheiro Eletricista pela PUCRS em 1983, tendo pós-graduação em Tecnologia em Computação: Ênfase em Software pela PUCRS em 1992, e Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes em 2015. Inspetor ABNT - NBR 5410 Instalações Elétricas de Baixa Tensão, e inspetor ABNT - NBR 14039 Instalações Elétricas de Média Tensão.

 

Responsável Técnico de elétrica pela COPESUL de 2000 a 2011. Membro da Comissão de Automação da ABIQUIM de 2004 a 2007. Membro do IEEE e da ISA.

 

Participação em atividades nos EUA, Finlândia e Suécia, e cursos/encontros na Alemanha, EUA, Canadá e Argentina.

 

Dagoberto é palestrante frequente em workshops e seminários para divulgação de conhecimentos em eletrostática, classificação de áreas, arco elétrico (arc flash), NR 10 e NR 20. Tem artigo publicado sobre a NR 10.

 

Sócio fundador da BLG Engenharia e Serviços LTDA em 1983/1984, sócio gerente da MICROPLUS (fabricação e manutenção de microcomputadores) em 1984/1985, e Sócio Fundador e Diretor Técnico da DF LARA desde 2014.